A tão sonhada mudança ficou mais fácil

A compra de um imóvel é uma das decisões mais importantes e, apesar de o preço ser um fator preponderante para a decisão da compra, ele não deve ser o único fator pesado na balança do comprador. Não tenha medo de perguntar o que não sabe. Na hora de comprar seu imóvel, procure saber tudo, pergunte, questione e se informe, estar ciente do acordo evita problemas futuros. É importante que você saiba cada detalhe e tenha o auxílio de alguém confiável. Ao conversar com um bom agente imobiliário você se informa sobre todos os aspectos relacionados à compra de um imóvel seguro, incluindo as despesas de compra e venda, como custos dos cartórios e imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI), que varia conforme o município. 

Antes de iniciar suas visitas aos imóveis, é importante indicar ao corretor as suas especificações básicas, para que você não perca tempo vendo imóveis que estão totalmente fora de suas preferências. Além de se tratar de um bem que gera inúmeros direitos e obrigações, é importante conferir cada detalhe, seja localização, segurança, valor corrente, tipo de imóvel, imóvel na planta ou construído. Partindo disso, separamos algumas dicas fundamentais, dá uma olhada:

- Na hora da compra, a principal pesquisa deve ser a certidão de ônus expedida pelo cartório de registro de imóveis. Nela será mostrado todo o histórico do imóvel e tudo que possa restringi-lo. 

- Verifique se não há títulos protestados, consulte o SPC e SERASA do vendedor e, em caso de vendedor pessoa jurídica ou empresário, confira a certidão negativa de débitos previdenciários.

- Uma dica muito importante é pensar no futuro. A família vai crescer ou diminuir? Quer ter mais filhos? Eles já estão em idade de sair de casa? Refletir sobre o assunto evita que a casa tenha de ser vendida num curto período de tempo.

- Imóvel na planta ou construído? Tudo vai depender de sua necessidade e dos seus objetivos. Para quem já precisa mudar, o mais indicado é o imóvel pronto. No entanto, o lançamento proporciona o prazer de se realizar o acabamento de acordo com sua vontade.

- Estabeleça sempre o valor que você pode gastar. No entanto, não se restrinja à sua procura, ou seja, não deixe de analisar o produto porque ele não se encaixa na sua margem, é sempre possível fazer negociações. Outro detalhe importante é avaliar o valor do metro quadrado, ele é a base para medir a valorização do produto. 

- Lembre-se: depois de iniciada uma negociação e antes da etapa de assinatura de contratos, aproveite para formalizar o que foi combinado verbalmente. Isso reduz e elimina discussões, além de evitar a oportunidade perdida ou o dano sofrido pela má condução das negociações.

- Ao comprar um imóvel na planta, certifique-se de que os responsáveis pela obra estão registrados no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Veja na prefeitura municipal ou secretaria da Habitação se a planta do imóvel está aprovada. Todo o cuidado é fundamental para que não surjam problemas maiores.

- Antes de fechar a compra, peça a orientação de algum especialista do setor de construção, ele irá avaliar o imóvel a ser adquirido e identificará futuros gastos com manutenção.

- Localização é fundamental para determinar o preço de um imóvel, ainda que não seja o único fator a ser considerado. Quanto mais centrais, mais seguros e mais bem atendidos por serviços públicos, mais caros serão os imóveis. Além da localização, imóveis mais altos (com vistas, arejados e mais silenciosos) são mais valorizados. Fatores como a incidência de luz solar e a disposição dos cômodos também são fundamentais para a valorização de casas e apartamentos.

- Uma boa dica é guardar parte do 13º salário para conquistar a tão sonhada moradia. O dinheiro extra, junto com as economias, pode ser útil na diminuição do valor do financiamento.

- O segredo para comprar um imóvel financiado ou não, é saber o valor médio dos imóveis com as mesmas características daquele que você pretende comprar, determinando o valor máximo que você vai utilizar. 

Para concluirmos, o melhor caminho é a pesquisa, procure o que realmente te agrada com muita cautela. Mas não se desespere, a AW está aqui pra isso, te ajudar neste processo e realizar seu sonho.  

 

 

Fonte: Época – Vida (http://epoca.globo.com/vida/noticia/2013/09/12-dicas-para-bcomprar-seu-imovel-b.html)

UOL – Economia (http://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2015/02/25/14-dicas-para-comprar-a-casa-propria-com-mais-seguranca.htm)

IG – Economia (http://economia.ig.com.br/financas/meubolso/2014-09-06/pensa-em-comprar-um-imovel-7-dicas-para-negociar-um-bom-desconto.html)

Guia Bolso (https://blog.guiabolso.com.br/2016/03/02/14750/)

X
InstitucionalVendaLocaçãoNotíciasFale ConoscoWebmail

Plantão: (41) 9885.48822